Atps anhanguera administração de operações
Administração da produção e sua evolução histórica
A administração da produção existe desde sempre quando nossos antepassados polia pedra em busca de um utensilio mais eficaz. Nesta época não existia o comercio, os utensílios serviam apenas para quem os produzia. Em seguida surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos, que com maiores demandas começa a contratar ajudantes e a estabelecer prazos de entrega e classificar prioridades que com o decorrer do tempo foi substituído pela industrialização. A evolução da produção foi sofrendo transformações e adequações necessárias conforme a necessidade. A produção de pequenas quantidades passaram para grandes escalas, lotes e série simultaneamente acompanhando e sofrendo estudos para produzir como menos gastos e maior qualidade investindo cada vez mais na tecnologia buscando sempre maior produtividade para melhor atendimento e satisfação.
Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência. Com a descoberta das maquinas, em 1764 começa se a substituição das pessoas pelas maquinas, surgindo as primeiras fabricas. Surgindo então a necessidade e adequação da padronização em massa, com a visão de produzir o máximo , porém outros fatores também foram o diferencial como ponto de partida como por exemplo o treinamento de mão de obra , qualificação profissional , criação de cargos de gestão ,desenvolvimento de evolução estratégica , planejamento controle da produção e financeiro e por fim desenvolvimento e estudo na área de vendas .
Just in time:
O Just in Time é expressão muito disseminada em nossas empresas. É a filosofia de trabalho estribada numa perfeita orquestração das atividades, de modo que todos os eventos ocorram no momento certo, evitando-se assim a formação de estoques ou filas de espera, visando a eliminação de desperdícios. Produzindo na quantidade necessária e no momento necessário para obtermos lucros e satisfazer as demandas necessárias e