Projeto de Prática
I. Nome do projeto
Título do Projeto: Imagem e Som na Filosofia: definição e importância para o exercício da Cidadania.
II. Introdução
Pensar a cidadania nos limites do Estado nacional brasileiro ou até mundialmente, é uma necessidade prioritária nos dias atuais. Contudo essa cidadania de hoje não pode ser vista como uma repetição, continuidade ou até resultado de um desenvolvimento progressivo da cidadania antiga. A experiência da nossa cidadania de direitos (civis, políticos e sociais) é única na História humana e tem início no processo de dissolução das tiranias absolutistas e nas lutas por direitos que foram travadas no interior do Estado liberal plenamente consolidado no decorrer do século XIX. Essa experiência histórica, portanto, difere integralmente das experiências de democracia e cidadania da antiguidade, embora muitos insistam em ver o mundo Greco-Romano como único berço da civilização atual.
Se existe algo que poderemos fazer, portanto, será tentar aproximar dois mundos distintos, direcionando nosso olhar para aquelas contribuições que as experiências cidadãs antigas podem oferecer a nossa, ressaltando suas especificidades históricas.
Para tornar esta proposta mais visível e instigante aos alunos será importante estabelecer uma integração entre duas manifestações artísticas: a música e a pintura juntamente com a Filosofia.
Desse modo, o presente projeto tem como objetivo, promover o ensino e a aprendizagem da Filosofia, especificamente com o estudo da Cidadania cuja articulação ocorrerá pela interlocução entre a música, a pintura e a história para maior aproximação, assimilação e apreensão, por parte dos alunos, do conteúdo proposto.
Em síntese, o projeto será destinado aos alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. João Thienne, no período da tarde, pela qual se espera desenvolver uma metodologia própria para ensinar a formação e constituição da Cidadania e