AULA 04
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. 7ª ed. São Paulo : Atlas, 1999.
São estruturas sociais estáveis ( ou formas de organização) baseadas em regras e procedimentos padronizados, socialmente reconhecidos, aceitos, sancionados e seguidos pela sociedade.
São grupos estáveis e de existência duradoura.
Ex: família, Igreja,. Escola ou Empresa.
Subsistem graças à existência de regras e procedimentos padronizados, cujo objetivo fundamental é manter a coesão interna do grupo e satisfazer certas necessidades da sociedade da qual ela faz parte.
Instituição é toda forma ou estrutura social instituída, constituída e sedimentada na sociedade. São os modos de pensar, de sentir e de agir que a pessoa ao nascer, já encontra estabelecidos e cuja mudança se faz lentamente, muitas vezes com dificuldades.
São formadas para atender as necessidades sociais de uma sociedade. Elas servem de instrumento de regulação e controle das atividades dos membros dessa sociedade.
Dois aspectos devem ser levados em conta: as diferenças entre grupo e instituição e a interdependência entre as instituições.
ECONOMIA
A Economia: Também pode ser tratada por outros autores, como a instiuição do mercado, a economia é toda regra ligada ao processo de produção, distribuição e consumo das riquezas, utilizando os recursos de uma sociedade. Assim, todas as sociedades criam seus valores e normas econômicas para assim, regulamentar as relações de produção e consumo presentes na vida de todos os indivíduos.
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”
Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo