filosofia da educação
Ele analisa a comunidade tribal, onde a educação ajuda na manutenção da identidade cultural e afirma que a das principais características dessa forma de educação é a maneira de como é adquirido o saber.
Outro ponto de vista pra Brandão é a transformação de educação em ensino, e é nesse processo que surgem os conflitos de interesses, a partir do momento em que o trabalho e o poder de uma comunidade são divididos, formando divisões sociais que trazem como umas de suas consequências a divisão do saber.
Outro ponto foi à polarização de conhecimento em uma classe mais favorecida, desde tempos antigos isso acontece citando como exemplo as sociedades romana e grega da antiguidade do qual nosso sistema educacional descende.
Fala também que a educação só reflete as desigualdades que existem na sociedade, diz que as mudanças sociais viram através da educação levando conhecimento a classe desfavorecida, dessa forma quebra-se o ciclo de desigualdade instigando uma mudança social visando uma sociedade utópica.
Tendo tudo isso em mente Brandão aponta os erros não somente da escola em si mas também de uma sociedade inteira pois somente corrigindo hábitos antigos que iremos alcançar um desenvolvimento pleno e sem desigualdades.