Filosofia da Educação
Os Pré-Socráticos foram os primeiros Filósofos gregos que viveram entre os séculos VII a V a.C. Habitaram a cidade de Atenas antes dos sofistas e nomeadamente antes de Sócrates.
Os Jónios : Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenesc
Os Efésios: Heraclito Os Eleatas: Xenófanes, Parménide, Zenão de Élea
Os Pitagóricos: Pitágoras, Timeu
Os Atomistas: Leucipo, Anaxágora, Empédocles, Demócrito
Tales de Mileto: foi o primeiro filosofo grego que viveu por volta do ano 600 a.C. Tales na companhia de Anaximandro e Anaxímenes defendia que a água, o indefinido, e o ar eram o princípio ou origem de todas as coisas.
Heraclito: acreditava na filosofia do devir. Acreditava que era no interior de cada um de nós que se operavam as mudanças, dizia que a vida e a morte, a juventude, a velhice e o sono eram a mesma coisa, porque estes transformam-se naquelas e inversamente aquelas transformam-se nestes.
Parménides: defendia a imutabilidade e unicidade do ser, afirmando que a multiplicidade e a mudança eram apenas aparências. Zenão, que foi seu discípulo, viria a defender as teses de Parménides sobre a imutabilidade do real.
Anaxágoras: foi o primeiro filósofo registrado pela história a ter afirmado a existência de um princípio inteligente como causa da ordem do mundo.
Empédocles: foi o criador da teoria dos quatro elementos que vigoraria até a era moderna: terra, água, ar e fogo
A pratica desses sábios, mesmo se caracterizando como desprendida dos questionamentos, busca da verdade e pelo discurso persuasivo, influenciando historicamente o campo da educação, não é vista como uma prática filosófica.
Explique as dimensões antropológica, política, axiológica e epistemológica da educação.
Antropológica: são os proprios meios de promover a educação, uma ação necessária da educação, que visa promover a hominização do ser