parque estadual do acarai
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
ALUNO: Fernanda Vieira Koenig
Relatório da Visita ao “Parque Estadual do Acaraí”.
O parque foi criado em 23 de setembro de 2005, pelo Decreto Estadual Nº 3.517, é localizado no município de São Francisco do Sul.
A unidade de conservação do parque tem uma área aproximada de 6.667 hectares localizada na planície litorânea da ilha de São Francisco, somado o arquipélago Tamboretes, pertencentes ao município de São Francisco do Sul, é uma iniciativa governamental e da sociedade civil no sentido de garantir a preservação de áreas de valor cênico, de relevância em biodiversidade e do mais importante remanescente contínuo de ecossistemas costeiros em Santa Catarina formado pela restinga da Praia Grande. O complexo hídrico existente nesta área, formado pelo rio Acaraí, que dá o nome ao Parque, nascentes do rio Perequê e lagoa do Capivaru, é responsável pelo abrigo, reprodução e alimentação de várias espécies aquáticas, que somado a Vegetação de Restinga e de Floresta das Terras Baixas do Domínio da Mata Atlântica, constituem local para proteção da flora e fauna.
Segundo a FATIMA , “Até agora foram identificadas no Parque Estadual Acaraí: 337 espécies vegetais, 176 espécies de aves, 35 espécies de répteis (5 tartarugas marinhas, 1 cágado de água doce, 1 crocodiliano, 6 lagartos, 1 anfisbenídeo e 19 serpentes), 17 espécies de anfíbios, 20 espécies de mamíferos não-voadores e 38 espécies de peixes no Rio Acaraí.”
Embora haja fiscalização e até placas informativas, a maioria da população não sabe que este local é um parque estadual, ou até sabe, porém não respeita. O próprio guia, nos informou que em uma visita anterior ele salvou passarinhos que tinham sido capturados, e os mesmos homens estavam pescando no local.
Além de toda questão ambiental, existe também a cultural, pois o parque além de preservar a fauna e a flora da região, preserva a memória de uma comunidade que existiu ali.