Filosofia da Educação
Nos primeiros séculos nos quais a filosofia se estabeleceu na cultura Ocidental, foi concebida uma visão essencialista do homem. Essa forma de visão busca conceber a realidade como formada por essências.
Entende-se por essência o conjunto de características que são imutáveis de pessoa para pessoa.
Dessa forma, compreende-se que as características humanas são diferidas e influenciadas com base no local de sua origem e formação social, sendo que o homem possui uma parte de si, sua essência,que é imutável. Essa é uma forma metafísica de entender o homem.
O homem numa perspectiva naturalista
Dentro dessa esfera de visão podemos definir o homem como um amontoado de células que se reproduzem e morrem constantemente. É a parte do homem que corresponde à matéria, aquilo que o homem é como ser vivo e biológico. Entendemos sob essa perspectiva os ciclos do nosso corpo, nossos órgãos e sistemas internos.
A filosofia desenvolve com esse conceito uma visão científica de pensar.
O homem numa perspectiva histórico-social
O homem não é mais considerado de forma metafísica e nem somente um ser naturalista. Ele é um membro da sociedade onde vive e da educação recebida, tornando-se um ser constituído pela bagagem histórica e cultural de sua origem.
2) Porque para Mondin essa é a pergunta que nos leva a compreensão de nosso Ser, visto que o encaminhamento de nossa vida depende dessa solução, abordando aspectos que relacionam-se com a nossa forma de nos relacionarmos com o próximo e com o mundo.