filosofia da educação
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
ANA TEREZA CONCEIÇÃO PENHA RA: 436469. GEOVANNA MARIA F. W. DO AMARAL RA: 426167.
ROSILÉIA DO SOCORRO B. DOS SANTOS RA: 438517.
ELEMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Profa. Ma. Mariciane Moraes Nunes
ANANINDEUA-PA
24-09-2013
Neste relatório iremos abordar diferentes elementos filosóficos que permeiam a educação brasileira e de que maneira podemos fazer com que a Filosofia possa contribuir na educação e formar cidadãos mais críticos.
A filosofia nos ensina a sermos críticos! Mas será que é isso que eles querem?
O estudo da filosofia abre um leque infinito de perguntas e respostas, para cada ser com suas peculiaridades um pensar diferenciado, “compreender a natureza aberta e especulativa da filosofia é uma condição necessária para uma compreensão fecunda do ensino”.
A filosofia diferencia-se de muitas disciplinas por maneira de pesquisa e de entendimento dos assuntos abordados, onde a maioria dos problemas centrais estudados continua em aberto disponibilizando-os a varias critica e pensares.
Quando se diz que os problemas que a Filosofia aborda continuam em aberto não quer dizer que não houve resultado a pesquisa, nem que todos os resultados não podem ser provados e muito menos que a filosofia por ser uma disciplina em aberto dispensa resultados consensuais.
Na grande maioria dos casos nos leva a ver que o problema de a disciplina de Filosofia não ser ministrada na integra é não aceitar seus preceitos e a abertura que esta nos da para expressarmos o pensar critico e expor opiniões. Assim torna-se, mas fácil o estudo da historia e das teorias filosóficas propriamente ditas não se aprofundando nos estudos. O mais interessante na Filosofia é o filosofar lidar com problemas que ninguém sabe resolver, masque cada um tem um paliativo em mente. Com tudo é por