Filosofia da educação
Escolha uma:
a. Sócrates.
b. Heráclito.
c. Platão.
d. Aristóteles.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A percepção do mundo sensível mostra que tudo se transforma continuadamente. Para dar conta disso, Aristóteles elabora as noções de ato (energia) e de potência (dynamis). O ato refere-se ao estado atual do ser, como existe aqui e agora. A potência, por outro lado, indica aquilo em que este ser se transforma, sem, no entanto deixar de sê-lo. (Aristóteles, 1999, p. 56). Portanto, podemos perceber que a mudança de ato para potência, tem uma causa, que Aristóteles subdivide em quatro. Diante do exposto, analise as afirmações a seguir:
I - Causa final – diz respeito àquilo que faz com que cada coisa seja exatamente o que é. É a que dá forma à matéria, como a forma casa faz com que a matéria seja reconhecível como casa.
II - Causa motriz ou eficiente – diz respeito a quem foi o agente que produziu diretamente o ente em questão. É o que unifica a matéria e a forma, como o pedreiro que trabalha com os tijolos até que tenham a forma de uma casa.
III - Causa formal – diz respeito ao objetivo final, à intenção com a qual o ente foi criado. É o que faz com que os tijolos passem a ser vistos como casa, ou seja, a transformação da potência em ato, e esta transformação sempre é movida por uma intenção, uma finalidade.
IV - Causa material – diz respeito à matéria-prima da qual a coisa está constituída. Indica a matéria de que uma determinada coisa é feita, como o tijolo com que se constrói uma casa.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Somente a alternativa IV está correta.
d. Apenas as