Filosofia da educaçao
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
SÍNTESE
No texto o presente autor faz um estudo sobre as tendências pedagógicas na prática escolar, isto é, um aprofundamento da concepção filosófica da educação sedimentada em uma pedagogia. Esta por sua vez divide-se em duas partes: Pedagogia Liberia al e Pedagogia Progressista – a pedagogia liberal se subdivide em tendência liberal tradicional; renovada progressivista; renovada não diretiva; tecnicista. A Pedagogia Progressista também se subdividem: libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.
Todas as duas têm um único objetivo, desenvolver a educação básica do aluno através de uma filosofia da educação que é firmada em uma pedagogia.
A pedagogia liberal apesar de ter no termo liberal um sentido de avançado, democrático, aberto, não é bem dessa maneira que funciona. Na pedagogia liberal é predominante a vigência do sistema capitalista onde a educação do aluno é direcionada aos meios de produção da propriedade privada, ou seja, preparação para o mercado de trabalho com a justificativa de que as oportunidades são iguais para todos mas o grande problema está nas condições que nem sempre são iguais para todos. Esta parte da pedagogia desenvolve o aluno mas não para o conhecimento e sim para os meios de produção.
A pedagogia progressista já é bem diferente da liberal, esta por sua vez da mais valor a aprendizagem grupal, ou seja, um aprendizado voltado para a educação popular onde há participações em discussões, assembleias e votações e um melhor aproveitamento dos conteúdos de ensino preparando o aluno para o conhecimento.
As tendências pedagógicas mostradas no texto tem como objetivo levar educação básica para os alunos. É através delas que podemos formar bons cidadãos no futuro e estes poderão se desenvolver social economicamente e culturalmente dentro de uma nação e esta irá prosperar junto com os seus cidadãos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
NOME: ALCIONE ARAÚJO DE OLIVEIRA