filosofia da educaçao
Autoria: Nancy Capretz Batista da Silva | 2o semestre
Tema 02
Psicologias da Aprendizagem
Tema 02
Psicologias da Aprendizagem
Autoria: Nancy Capretz Batista da Silva
Como citar esse documento:
SILVA, Nancy Capretz Batista da. Psicologia da Educação: Psicologias da Aprendizagem. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações:
Valinhos, 2014.
Índice
CONVITEÀLEITURA
PORDENTRODOTEMA
Pág. 3
Pág. 3
ACOMPANHENAWEB
Pág. 9
Pág. 11
Pág. 12
Pág. 13
Pág. 15
Pág. 16
CONVITEÀLEITURA
Você sabe quais são as concepções de aprendizagem existentes? De que forma a Psicologia, ou melhor, as escolas psicológicas olham para a aprendizagem e como contribuem para o entendimento e atuação neste processo?
Nesta aula você poderá entrar em contato com alguns conceitos importantes na área da Educação que têm sido objeto de estudo da Psicologia e vai conhecer as diferentes correntes teóricas a partir das quais temos hoje diferentes abordagens para o conhecimento do comportamento e subjetividade humana.
A Psicologia ainda não apresenta, e talvez nunca apresentará, uma visão unitária sobre o homem, mas, sem dúvidas, suas teorias cognitivistas e do condicionamento trouxeram e ainda trazem formas muito ricas de visão das pessoas envolvidas no contexto educacional, as quais são necessárias para aqueles que atuam de forma direta no processo ensino-aprendizagem. PORDENTRODOTEMA
Psicologias da Aprendizagem
A Psicologia é constituída de diferentes abordagens e, por isso, é muitas vezes ainda considerada uma disciplina pré-paradigmática discussões.
No âmbito educacional, desenvolvimento, novos comportamentos e formação de cidadãos são objetivos e, “as psicologias”, na tentativa de compreenderem e predizerem a ação humana, cada qual a seu modo, encontram terreno fértil para uma aproximação. Desta forma,
3
PORDENTRODOTEMA
Qualquer decisão responsável, hoje, de quem detenha algum poder de delineamento dos rumos