filosofia aplicada
A indústria cultural também foi decisiva para manter a coesão social durante a Guerra Fria, período marcado pela divisão geopolítica em dois pólos: o capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o socialista, comandado pela antiga União Soviética. "Na época, a mídia enalteceu o elevado padrão de consumo da sociedade capitalista, principalmente nos Estados Unidos, associando-o à idéia de liberdade", lembra o pesquisador:
O autor sustenta em seu texto que:
Escolha uma:
a. a indústria cultural agiria, justamente, na difusão da idéia de consumismo como liberdade de escolha do indivíduo bem como na veiculação de uma consciência ideologicamente voltada para a lógica de consumo.
b. os meios de comunicação não têm força suficiente para determinar padrões de consumo, porque estão voltados para sua vocação de entretenimento.
c. a televisão tem se destacado pela sua reduzida capacidade de atingir as diversas classes sociais, disseminando os produtos da indústria cultural e a ideologia dominante aos diferentes sujeitos sociais.
d. em tempos de neoliberalismo, não é sensato afirmar que os meios de comunicação submetam os indivíduos a mera condição de consumidores porque os sujeitos estão vinculados às diversas instituições da sociedade civil que os influenciam.
e. o modo de produção capitalista fez nascer novos nichos de mercado, individualizando as mercadorias produzidas, como a internet, por exemplo. Neste sentido, a TV, o rádio, jornais e revistas foram superados como estratégia de marketing de tais