Filme sociedade dos poetas mortos
Seminário Temático
Profª: Sirlene
Aluna: Alessandra Soares
O filme Sociedade dos poetas mortos nos leva a refletir sobre o ensino nas escolas brasileiras. O ensino tradicional dá sinais de que não supre mais a necessidade do aluno enquanto sujeito no mundo em que tudo está interligado.
O filme conta a história de um professor que educa seus alunos de uma maneira nada convencional, de forma que o leve a pensar, a raciocinar, e não receber aquele conteúdo pronto, de livros de séculos de existência. É importante o ensinamento dos livros,mas contextualizar isso no nosso mundo,é o que faz a diferença.
Segundo Pedro Demo: "É necessário despadronizar padrões",foi o que o professor fez,percebe-se isso nas cenas:
_Em que o professor leva os alunos para o pátio.
_Em que o professor leva os alunos para ler os poemas e chutar as bolas, para se soltarem.
_quando o professor incentiva os alunos a rasgarem as folhas do livro.
O professor incentiva seus alunos a serem seres pensantes eles como sugere no texto, usa a educação não só para ensinar o habitual, mas para fazer com que seus alunos tenham consciência de que eles têm o direito de ter sonhos, batalhar por eles, ter opinião própria, não é desrespeitar os pais, ou a instituição de ensino que faziam parte.
O professor apresenta aos alunos coisas reais, como pensar por si mesmo, mostra que os sentimentos fazem parte da nossa vida, como no caso de Neil que só queria atuar na peça, mas para o pai, era coisa de mulher e não dava futuro, ele tinha que ser doutro em alguma coisa, talvez porque o pai não fora. Ele tinha esse desejo de se realizar,pode ser que não fosse ser um profissional,mas só dele fazer algo que queria,já seria sublime para o menino.
O sistema de educação tradicional não aceita mudanças, de modo bem claro a educação tradicional pode ser comparada com uma