Filme para era vargas
Diretor: Jayme Monjardim
Nacionalidade: BRA - 2004
Duração: 141 min
Narrativa centrada na história de Olga Benário, que conheceu Luís Carlos Prestes na URSS e tornou-se sua mulher. Vivendo na clandestinidade, foi perseguida pela ditadura do Estado Novo e deportada por solicitação da Alemanha Nazista.
Eternamente Pagu
Diretor: Norma Benguell
Nacionalidade: BRA - 1988
Duração: 100 min
O filme conta a história de Patrícia Galvão, a Pagu, poetisa, militante comunista, ligada à vanguarda política e literária dos anos de 1920 e 1930. Perseguida por sua atuação política, Pagu foi presa várias vezes pelo governo de Getúlio Vargas, mas a repressão não a impediu de dedicar a sua vida à luta pela liberdade e justiça.
Fonte: Livro - História das cavernas ao terceiro milênio -
Myriam Cecho Mota - Patrícia Ramos Braick
Na década de 1930 o cinema já era uma indústria organizada, os filmes já eram falados e já começavam a ser coloridos.
Foi o período em que nomes como Frank Capra, Charles Chaplin e Fred Astaire tiveram seu auge.
Como sempre, esta lista procura, mais do que escolher os melhores, selecionar os que melhor representem a época. Sugiram outros filmes nos comentários!
Tempos Modernos (1936. os anos 30 foram o coroamento da carreira do britânico Chaplin em Hollywood. neste seu primeiro filme sonoro, mas ainda sem diálogos, ele com humor trata do desemprego e dos movimentos grevistas, pouco após a recessão de 1929. esse engajamento fez com que o filme fosse proibido na Alemanha e Itália e ainda fundamentou a extradição da América na época do macarthismo. clássico genial do cinema)
M, o Vampiro de Düsseldorf (1931. grande clássico do expressionismo alemão que carimbou o passaporte do diretor Fritz Lang e do astro Peter Lorre para Hollywood. é um suspense onde um serial-killer mata crianças indefesas na cidade alemã, escapa da