Renha do filme Getulio vargas

767 palavras 4 páginas
Titulo: Getúlio Diretor: João Jardim Duração: 100 minutos
Elenco:
Tony Ramos, Drica Moraes, Alexandre Borges, Clarisse Abujamra, Leonardo Medeiros, Fernando Luis, Murilo Elbas, Marcelo Medissi, Adriano Garib, Silvio Matos, Murilo Grossi, Paulo Giardini, Thiago Justino, Claudio Tovar, Daniel Dantas, Alexandre Nero, Jackson Antunes, Michel Bercovitch, José Raposo, Fernando Eiras.

Dirigido por João Jardim, o filme relata os últimos dias do governo de Getúlio Vargas, em 5 de agosto de 1954, no Palácio do Catete, Rio de Janeiro.
O clima, já conturbado, piora com as acusações de Carlos Lacerda, que usa a tv em seus inícios no Brasil, como plataforma para as denúncias de corrupção e falta de moral no governo.
O crime da Rua Tonelero, como ficou conhecido, Todos os adversários se valem do episódio para atacar o presidente.
O assassinato do major da Aeronáutica, Rubens Vaz. Ele conduzia o carro que levava Carlos Lacerda, o inimigo público número um de Getúlio, para casa, na Rua Tonelero em Copacabana. Lacerda levou um tiro no pé no atentado,e usou o episódio para derrubar o governo acusando de responsável pelo crime e também aproveitou a situação pra se reunir com militares contra o governo,que tinha ainda mais inimigos nas forças armadas do pais.O major da Aeronáutica acabou morrendo e deixando mulher e 4 filhos.
Ao saber em reunião com o Ministro da Aeronáutica (Nero Moura), Ministro da Guerra (Zenóbio da Costa), Ministro da justiça (Tancredo Neves) e o Chefe do Gabinete Militar (Caiado de Castro), que Gregório seu chefe de segurança estava envolvido no assassinato, Getúlio Vargas ver tudo desmoronar a sua volta, decepcionado com seu irmão Benjamim e aliados do seu governo, fica muito preocupado com toda a situação.
Getúlio Vargas têm como seu braço direito sua filha Alzira Vargas que a todo o momento encontra-se ao seu lado, sua esposa Darcy Vargas, quase sempre ausente e um filho que é médico.
Lacerda não para de acusar Getúlio sempre em TV, radio e

Relacionados

  • TeatroRevista
    12722 palavras | 51 páginas
  • Cp011249
    58395 palavras | 234 páginas
  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas