Resumo do filme Getúlio Vargas
DATA 10/06/2014
DISCIPLINA HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
CURSO DIREITO
RESUMO DO FILME GETÚLIO VARGAS
O filme Getúlio Vargas relata os últimos 19 dias de vida do presidente, onde é narrada uma conspiração política contra Getúlio.
Ocorreu um atentado contra o jornalista Carlos Lacerda ( interpretado por Alexandre Borges ) que culminou na morte do major Vaz, os opositores getulianos o acusou de ser o mandante do crime, a partir desse momento a vida de Getúlio se transforma em um alvoroço, passa a viver sem paz, a pressão para que ele renuncie o cargo é grande, em raros momentos pensou na renuncia, tinha o apoio moral de sua filha Alzira Vargas ( interpretada por Drica Moraes) e de muitos aliados. Mas a pressão tomou uma dimensão tão grande, que fugiu do controle de Vargas, alguns aliados começaram a mudar de opinião, e passaram a aceitar a ideia da renuncia, o que fez Getúlio perder as forças a cada dia que se passava. Durante o tumulto que se espalhou pelo país Getúlio ficou isolado no Palácio do Catete tentando achar uma forma de resolver essa situação. Quando percebeu que não teria, mas como reverter à situação, cometeu o suicídio, dando lhe um tiro no peito, deixando uma carta trazendo em um trecho a seguinte frase: “(...) Saiu da vida para entrar na história”. O filme demonstra na sua sena final o sentimento da população, muitas pessoas sentiram profundamente a morte de Getúlio o que deixou transparecer que o objetivo foi alcançado, mesmo morto ele conseguiu reverter a situação e ganhar o apoio popular e finalmente se tornar eterno na história brasileira.
O filme apenas retratou os motivos que fizeram com que Getúlio se suicidasse, o outro lado do governo getuliano apenas foi narrado no início do filme de maneira bem sucinta, o Getúlio ditador, aquele que reprimia quem tentasse se opor ao seu governo ficou esquecido, deixando transparecer um Getúlio injustiçado com todas as virtudes possíveis.