FILME POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
Política de Saúde do Brasil
Período 1900 à 1930
1900 Epidemia no Brasil varias doenças como: meningite, febre amarela, cólera e outras. No começo do século XX a população pobre dispunha de atendimento filantrópico.Nos hospitais de caridade mantido pela a igreja.
1904 Constituída a lei da vacina obrigatória contra a varíola, onde teve uma revolta popular contra a imposição militar - derrotada a revolução contra a vacina.
1917 Surgi a gripe Espanhola no Brasil que matou milhares de pessoas - Greve operária e com isso São Paulo ficou nas mãos dos grevistas.
1918 Muitas pessoas morrendo, médicos não sabem o que fazer contra a doença "e o governo nada faz e a saúde publica muito menos".
1919 Fechado um acordo com os patrões, e os operários voltam ao trabalho.
1922 Os tenentes se revoltam e tomam o Forte de Copacabana.
1923 Foi criado as Caixas de Aposentadoria e Pensão, essas instituições eram mantidas pelas empresas que passaram a oferecer esses serviços aos seus funcionários.
1924 São Paulo bombardeado, tenentes querem reformar o Brasil.
1930 Getúlio Vargas toma posse como presidente.Promete uniformizar as estruturas de saúde "Dr. Getúlio é mesmo o pai do pobres"
1930 à 1945
1932 São Paulo se levanta para combater Getúlio Vargas, exige a constituição prometida em 1930. Getúlio promete constituinte para 1934.Caixas são substituídas pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPS). Os recursos dos IAPS foram sempre aplicados pelo governo no financiamento da industrialização do país.
1935 Comunistas disfarçados, levante militar para tomar o poder.
1937 Presidente Getúlio Vargas decretou estado de sidio, cancelamento de eleições.
1945 Getúlio Vargas deposto - Eleições para presidente. Partido comunista é posto na ilegalidade. Dr., Roberto Jose fala do modelo à saúde ter evoluído, novos hospitais, novos medicamentos e fala sobre a importância do S.E.S.P (Atividades do Serviço Especial de Saúde