evolução das politicas publicas
RESENHA CRÍTICA SOBRE “EVOLUÇÃO DAS POLITICAS PÚBLICAS NO BRASIL: UM SÉCULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE” – FILME.
RESENHA CRÍTICA SOBRE “EVOLUÇÃO DAS POLITICAS PÚBLICAS NO BRASIL: UM SÉCULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE” – FILME.
EVOLUÇÃO DAS POLITICAS PÚBLICAS NO BRASIL – FILME
Este trabalho tem por objetivo elaborar um resumo crítico a partir do filme políticas de saúde Pública no Brasil: Um século de luta pelo direito à saúde, dirigido por Renato Tapajós. É um documentário que retrata a história das políticas de saúde no Brasil e os vários movimentos ocorridos naquela época que marcaram grandemente a história da saúde pública no Brasil.
O filme inicia-se com a chegada do século XX e com ele o aparecimento de diversos surtos como a febre amarela, cólera, varíola e a criação das Santas casas de misericórdia. Como as epidemias estavam mexendo com o comércio nacional, dificultando assim, a entrada e saída de produtos nos portos do Brasil, o governo decidiu minimizar os efeitos da doença criando em 1904 a vacinação obrigatória, acompanhada pela Política de Quarentena criada por Oswaldo Cruz. Para a população o ato do governo de Institucionalizar a vacina como algo obrigatório não foi visto com bons olhos; Muitos saíram ás ruas para protestar e derrubar a decisão do governo. Estavam acompanhados também por militares positivistas que eram contra a decisão tomada pelo governo e contra o tratamento que eram dados aos protestantes. O protesto ficou conhecido como A Revolta da vacina. Alguns anos após foi criado a Lei Eloy Chaves, que tinha como base a assistência médica aos ferroviários e familiares dos mesmos; também tinham direito às pensões e aposentadorias.
Com o aparecimento da Gripe Espanhola em 1918, foram convocados educadores sanitaristas. Entre esses educadores foi convocado