VELOCIDADE DAS REAÇÕES E TEMPERATURA
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA III
PRÁTICA: VELOCIDADE DAS REAÇÕES E TEMPERATURA
Antonio Lindomar de Lima
Francisca Maria da Silva
Joelma Lourenço da Silva
Maria Jessica
Ipanguaçu/RN 2014
Antonio Lindomar de Lima
Francisca Maria da Silva
Joelma Lourenço da silva
Maria Jessica Bezerra
MÉTODOS DE ANÁLISE FISICO - QUÍMICA
Trabalho realizado no interior do Laboratório de Química do IFRN, monitorado pelo professor, Carlos Junior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu, como requisito necessário para uma melhor compreensão e aprendizagem da disciplina.
IPANGUAÇU/RN
2014
1- Introdução
A termodinâmica nos informa a direção e a extensão de uma mudança química, porém não indica como, nem a que velocidade, a reação se processa. A velocidade de uma reação deve ser entendida como a mudança da concentração de um reagente ou produto dividida pelo intervalo de tempo no qual a mudança ocorre.
Muitos fatores influem na velocidade de uma determinada reação, entre eles: a temperatura dos reagentes, a concentração, a presença de catalisadores e a extensão da superfície de contato entre os reagentes.
Na temperatura a velocidade das reações químicas aumenta rapidamente com a elevação da temperatura; em regra, a velocidade de uma reação, nas proximidades da temperatura ambiente, duplica com a elevação de 10 °C. Com o aumento da temperatura, aumenta-se a Energia Cinética e, consequentemente, o número de colisões entre as partículas. Uma velocidade mostra a relação entre as velocidades e as concentrações. No entanto, as velocidades também dependem da temperatura. Com poucas exceções, a velocidade aumenta