Filme Mundo de Sofia
Disciplina: Filosofia e Ética
Aluna: Natália do Socorro Moraes Batista
Resenha do Filme “O Mundo de Sofia”
O filme O Mundo de Sofia, relata uma historia no qual é vivenciada por uma pré-adolescente chamada Sofia, onde estar no ápice há completar 15 anos, ocorrendo uma releitura de sua própria vida escrita por um major Knag e relata de forma histórica os grandes momentos da Filosofia para o contexto geral ao qual vivemos, e no qual tinha uma filha chamada Hilde Maller Knag sendo a imagem, ou como podemos definir ao chamá-las de espelhos uma das outras, vivendo décadas e momentos diferentes. Tudo começa quando aparecem as interrogações do por que de só os seres humanos pensarem e os animais não? Quem é você? De onde vem o mundo? Diante desses fatores, e com todas as suas necessidades atendidas o homem precisa de algum a mais, os filósofos dizem que precisamos conhecer quem somos e a razão de nossa existência.
Esta historia se inicia na Grécia Antiga Atenas sendo o berço da filosofia, no qual Mitos e Relações filosóficas serviam para explicar as existências ate então não entendidas pelas os seres humanos. Neste mesmo momento histórico ocorria o julgamento de do Filosofo Sócrates por estar introduzindo novos deuses e corrompendo jovens, pois ele queria que as pessoas pensassem por si mesmas. Sócrates foi julgado a morte, no entanto declamou: “Me matar danificara mais a Atenas que a mim mesmo... É melhor sofrer a injustiça do que causá-la, pois quem a causa faz mal a si mesmo.” E o filosofo Platão possui um grande significado para filosofia, pois da continuidade aos pensamentos de Sócrates por ser seu discípulo. E possuía a ideologia de que todas as coisas na natureza são sombras das idéias eternas. Onde muitas pessoas se contentam apenas com as enganosas sombras (O Mito da Caverna).
Para o filosofo Aristoteles que era estudante da academia de Platão, a arte e a filosofia estão ligados, e pensava que “Todas as coisas da