Resenha Sobre O Filme O Mundo De Sofia
O filme “O mundo de Sofia”, conta a história da menina Sofia, que as vésperas de seu aniversario de 15 anos, começa a receber cartas anônimas. As cartas vinham com perguntas como “Quem é você?” e “De onde vem o mundo?”, perguntas estranhas e que a faziam pensar. Sofia indagava a mãe sobre tais perguntas, mas as respostas não lhe eram satisfatórias. As cartas são de alguém chamado Albert Knag, para Hilde Knag, pessoas que Sofia desconhecia.
A partir destas cartas Sofia começa a ser aluna de Alberto Knox , homem que Sofia desconhece mas que a acompanha em uma viajem através do tempo e que a ensina sobre a Filosofia.
A primeira lição de Sofia vem de uma redação que ela mesma não teria escrito que nos leva a Grécia, e fala sobre como os homens explicavam aquilo que não conseguiam entender através da mitologia grega.
A próxima lição vem por meio de uma fita cassete que Sofia recebe. Alberto aparece na Grécia, berço da filosofia. No vídeo, Alberto fala de Sócrates, Platão, Aristóteles.
Em seguida, Alberto aparece na Idade Média, que durou 1000 anos. Neste período a Igreja que controlava o pensar. Um dos grandes filósofos desse tempo foi Tomás de Aquino. Ele acreditava que Deus se revelava na Bíblia e na razão. Foi também neste período que houve a peste negra, que arrasou a Europa, matando milhares de pessoas.
Com o desenrolar da história Alberto Knox revela cada vez mais sobre si e ensina cada vez mais Sofia a filosofar sobre tudo.