Resumo Filme O incrivel mundo de Sofia
O Mundo de Sofia é um clássico da literatura que abrange a história da filosofia de forma didática. Utiliza-se de um romance para relatar desde a idade Média até a era Contemporânea, seguindo uma ordem cronológica e trazendo os principais filósofos de cada época e suas contribuições para a filosofia. Épocas essas divididas em: idade Antiga, Idade Média, Renascimento, Barroco, Iluminismo, Romantismo e Idade Contemporânea.
ATITUDE FILOSOFICA
Atitude filosófica é uma atitude crítica e criativa frente à realidade posta pelo mundo.
No filme diversas cenas se encaixam na Atitude Filosófica, Sofia está sempre o tempo todo se fazendo perguntas das quais a sociedade e as pessoas já tem uma resposta.
Sofia ’’cria’’ um mundo para responder suas perguntas e suas duvidas de uma forma criativa e critica , Sofia cria suas próprias ideias e suas próprias respostas.
ATITUDE CRITICA
Na cena em que Sofia quer respostas sobre como surgiu o mundo, sua mãe diz a ela que procurasse a resposta em livros, Sofia não aceitou, e criou sua própria teoria, e sua própria ideia, sendo assim uma ‘’critica’’ pelo que foi imposto pela sua mãe.
REFLEXÃO FILOSOFICA
Todo o contexto e enredo do filme gira em torno de uma Reflexão Filosófica feita por Sofia.
Sofia fica o tempo todo se perguntando sobre sua origem, sobre sua existência, e vive se perguntando Quem é Sofia? Como na cena em que Sofia se tranca no banheiro e diz a sua mãe que só sairá de lá quando descobrir que ela é ; Este tipo de pensamento se encaixa perfeitamente em uma Reflexão Filosófica, Sofia esta se perguntando sobre ela, seu pensamento esta voltado para si mesma, e sobre tudo a sua volta.