Ciência da Computação
DPMS
A importância de Pontos de Caso de Uso
MBA em Gestão da Qualidade de Sistemas de Informação
Osasco
2011
Índice
1.1. Tipos de Métricas 3
1.2. Utilização de Pontos de Caso de Uso no Mercado 4
1.3. Pontos de Função 4
1.4. Processo de Contagem de Pontos de Caso de Uso 5
1.4.1. Classificação dos atores 5
1.4.2. Classificação dos Casos de Uso 6
1.4.3. Cálculo dos pontos de casos de uso não ajustados 8
1.4.4. Cálculo dos fatores técnicos 8
1.4.5. Cálculo dos fatores ambientais 9 9
1.4.6. Cálculo dos pontos de caso de uso 10
1.5. Estimativa de Esforço do Projeto 10
1. A importância de métricas
Para melhor entendermos a importância de utilização de pontos de caso de uso, vamos primeiro entender o conceito de “Métricas”, a importância na utilização e os tipos de métricas utilizadas no mercado.
Métrica nada mais é do que uma indicação quantitativa de algo, é a medição de um produto ou serviço em especifico. A medição de um software pode ser realizada com vários métodos, seja através de linhas de códigos, ponto de função ou qualquer outra técnica.
Utilizamos as métricas como ferramentas de apoio para a medição da produtividade e qualidade. Essa medição por mais que não seja de forma padronizada, ajuda na tomada de decisões das atividades exercidas no planejamento e gerenciamento dos projetos.
As métricas podem ser utilizadas para realizar estimativas de tempo e custo de um determinado sistema a ser desenvolvido.
1.1. Tipos de Métricas Segundo alguns estudos, podemos dizer que existem tipos de métricas que quantificam as funções básicas de um sistema, a produtividade, a qualidade e pontualidade em que o software é desenvolvido.
As funções básicas podem ser medidas utilizando as técnicas de Esforço, Pontos por Função, Casos de Uso, Pontos de Casos de Uso e Linhas de Códigos.
As métricas que quantificam a produtividade são feitas com base nas horas