Analise critica do filme "O mundo de Sofia"
303 palavras
2 páginas
O filme se passa por volta do ano de 1990, e trata-se de uma menina que começa receber cartas anônimas com perguntas onde instigam ela parar, pensar e rever seus valores as perguntas eram “Quem é você?” e outro “De onde vem o mundo?” não sabendo ao certo a resposta recorre às pessoas mais próximas como sua amiga e sua mãe com as mesmas perguntas que lhe foram feitas através das cartas mais obteve nenhuma resposta que a satisfizesse. Quando recebeu uma terceira carta onde trazia uma mensagem sobre onde a convidava para ser a “aluna” de um filosofo chamado Alberto Knox. Em outra correspondencia vem um video cassete onde esta registrada uma visita na Grécia e apartir dali é apresentado a Sofia a história da filosofia passando por morumentos importantes e assim começam a fazer essa viajem pela história. Percebe-se que nesse filme a linha de pensamento filosofico presente é o markssista. Márcia Sanchez Luz (2007, O Mundo de Sofia - Resenha Crítica):
“Somos capazes de tudo; de transformar o mundo; fazer dele um sonho que nunca se realizará, um pesadelo que só acabará com a morte – se quisermos ser meros fantoches, personagens criados por autores não bem intencionados, ou então escrever nossa própria história, onde nós seremos os personagens principais.
Não podemos deixar que o “major”, aquele que detém o poder de nossas vidas, escreva nosso destino, pois ele poderá dar cabo de nossa existência quando bem lhe convier.
Finalizando, “O Mundo de Sofia” é um romance fantástico do qual não queremos nos separar. Ele retrata com maestria a nossa existência.
É livro de cabeceira, para ser pesquisado constantemente. ”“
A historia traz atravez da personagem principal e o seu professor a importancia da filosofia, a importancia do pensamento e como ele