Resenha a crise de 1929
O Estado, segundo Morgenthau é o principal ator no sistema internacional e é racional. Desta forma, busca sempre maximizar seus benefícios e garantir sua segurança enquanto nação tal como a integridade territorial. Partindo do primeiro principio de Morgenthau, de que a politica obedece a leais objetivas que são fruto da natureza humana, é possível relacioná-lo a décima primeira lição de McNamara, “Você não pode mudar a natureza humana”. As guerras e acontecimentos políticos são fruto do desejo de dominação de um Estado sobre outro, tendo como premissa a busca racional pela sobrevivência constituinte da natureza humana. Esta relação pode ser ilustrada através de um trecho da conversa entre McNamara e o Ex-Ministro do Vietnã. Neste diálogo, o Ex-Ministro expressa claramente o ímpeto dos vietnamitas em lutar por sua independência e sobrevivência até o ultimo homem e relembre McNamara que o fizeram por centenas de homens contra a China em outros tempos.
De acordo com o 6º principio de Morgenthau: “A esfera política é autônoma, não estando sujeita a nenhuma outra ciência como a economia ou o direito. A política internacional possui suas próprias leis e regras.” Este conceito pode ser relacionado a 9ª lição de McNamara. “Para fazer o bem, talvez seja necessário fazer o mal.” Neste caso McNamara se utiliza do exemplo de agrotóxicos que foram despejados na floresta Vietnamita, responsável pela morte de diversas pessoas. Devida falta de clareza das leis internacionais, não era possível determinar tal ato como crime de guerra ou Ilegal, reforçando o principio de que a esfera politica é autônoma de acordo com a necessidade do Estado, ou seja, se os EUA não fossem vitoriosos seriam julgados por crime de guerra, como venceram o ato foi considerado “legitimo”.
Realismo assume que o interesse definido como poder é uma categoria objetiva que é universalmente válida, mas não com um significado que é