Trabalho sobre o filme "O mundo de sofia"
Design Gráfico – 3º Período
Turma: 1001 - manhã
Estética Aplicada ao Design Gráfico
Aluna: Cristiane F. Vianna
Sobre o filme “O mundo de Sofia”.
No filme, às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia começa a receber bilhetes e cartões postais estranhos. Os bilhetes são anônimos, perguntando a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Sofia começa a questionar todo o tempo quem ela era e sobre a origem do mundo. Tanto que tem uma cena que ela se tranca no banheiro e diz a sua mãe que só sairia quando descobrisse quem ela é.
Sofia se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a leva em uma viagem no tempo para conhecer a história. Ele explicou que a filosofia e a arte estão ligadas, mas o artista se dedica ao que ainda não é real. Também explicou que só o ser humano pode pensar, refletir e filosofar sobre o mundo. E começam a investigar quem é Hilde Knag, que tem a mesma idade de Sofia.
Quando tudo que parece ser real de uma hora pra outra transforma-se em uma fantasia. Semelhante ao Mito da Caverna, em que os seres humanos distorcem a realidade e somos prisioneiros, enxergando e acreditando nas imagens criadas pela cultura e informações que recebemos durante toda a vida.
Ela descobre que é apenas um personagem de uma história do livro que o Major escreveu para que a filha Hilde soubesse tudo sobre Filosofia. Sofia no início ficou triste por não ser real, mas o professor mostrou que ela como personagem seria eterna, e poderia ajudar muitas outras meninas a aprenderem sobre filosofia.