fidedignidade nas observação
INTRODUÇÃO .......................................... ....................................... 4
DESENVOLVIMENTO.................................................................... 4
- Fórmulas dos Cálculos dos Índices de Variáveis.......................... 5
- Variáveis que afetam os Índices de Fidedignidade.. .................... 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................ 11
REFERÊNCIAS................................................................................. 12
4
INTRODUÇÃO O trabalho que ora apresentamos refere-se a um estudo sobre a Fidedignidade nas Observações realizadas por profissionais de Psicologia, no seu cotidiano, a fim de investigar a ocorrência ou não de determinados comportamentos dos sujeitos.
A Fidedignidade valida a observação com consistência, clareza e precisão, trazendo confiabilidade ao processo investigativo.
DESENVOLVIMENTO A coleta de dados sobre os comportamentos humanos começa com a observação dos eventos. Essa tarefa tem um certo grau de dificuldade, pois exige do observador diversas técnicas e aptidões, principalmente, uma percepção extremamente aguçada dos eventos que estão acontecendo.
Sendo o observador sujeito a falhas, pois é um ser humano, com subjetividade e percepção peculiares, pode acontecer que alguns eventos sejam afetados na fidedignidade dos registros apresentados.
Erros mais comuns que afetam a confiabilidade da observação:
1. Não existe constância no registro, ou seja, cada vez que o observador registra o mesmo evento, o faz de forma diferente.
2. Mesmo existindo constância no registro, o observador não registra com precisão os eventos que ocorrem, ou seja, os registros se distanciam da realidade. Quando o ser humano, instrumento da observação é confiável, mensuramos com fidedignidade as observações.
Fidedignidade é a