Livro aprendendo observar
Cuiabá 26/05/2014
Fidedignidade nas observações.
Observar comportamentos não é uma tarefa simples, exige do observador uma série de técnicas e uma percepção aguçada dos eventos que ocorrem. Ao observar um evento, dois tipos de erros poderão ocorrer: o fato de não existir constância no registro, o segundo, é quando, embora exista constância no registro, ele se distância da realidade. Fidedignidade é a medida da constância e precisão nos registros de um observador. Índices de fidedignidade podem ser obtidos quando se compara a concordância intra observador ou entre observadores e são utilizados para: indicar quando o observador já se encontra suficientemente treinado; identificar as classes que estejam apresentando maior dificuldade; identificar flutuações nos períodos de observação; avaliar a confiabilidade dos registros obtidos.
Fórmulas utilizadas no cálculo do índice de fidedignidade
Verifique que o índice de fidedignidade varia em função da formula utilizada para o calculo
A decisão de qual formula usar deve ser feita em função do objetivo do estudo.
A primeira formula que compara dois tipos de valores pode ser usada em qualquer registro, quando se quer saber se os observadores concordam no número de eventos registrados.
A segunda formula que avalia a porcentagem de concordância, é usada em geral quando o registro é dividido em intervalos de tempo
O cálculo por classe permite identificar em quais classes ocorrem problemas.
O cálculo por intervalo de tempo permite identificar os períodos da sessão em que o índice foi mais alto ou mais baixo.
Variáveis de registro que afetam o índice de fidedignidade
O índice de fidedignidade é afetado por variáveis. Estas variáveis dizem respeito ao observador e são: seu treinamento, o conhecimento do objetivo de tendência consensual.
1. Treinamento do Observador
O treinamento do observador implica numa familiarização com a situação de observação, com o uso dos