Fichamento - A Retorica do Barroco
Autorizado pela Portaria n° 1.205 de 27/08/10 – DOC N° 1/16 de 30/08/10
Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica
Aluno: Cleber Augusto dos Santos Souza
Código: ARQ - 016 CH Total: 30 horas
Pré-requisito: Não possui Semestre: Primeiro
Período Letivo: 2015.1 Turma: Única - Noturno
Professor: Argemiro Ribeiro de Souza Filho
Titulação: Doutor em Ciências Sociais pela USP
SANTOS, Maria da Graças Vieira Proença dos. A arte no Brasil. In: SANTOS, Maria da Graças Vieira Proença dos. História da arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2011. Cap. 29, p. 196-209.
Fichamento:
“O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XVIII, perdurando ainda no século XIX. [...] na Europa, os artistas há muito tinham abandonado esse estilo” (p. 196).
“O barroco brasileiro é claramente associado à religião católica” (p. 196).
“Nas regiões enriquecidas [...], encontramos igrejas com trabalhos em relevo feitos em madeira – as talhas – recobertas por finas camadas de ouro, [...] nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, [...] as igrejas apresentam talhas modestas e trabalhos realizados por artistas menos experientes” (p. 196, grifos do autor).
“Nessa época, Salvador tinha uma importância muito grande, pois não era apenas o centro econômico da região mais rica do Brasil, mas também a capital do país. [...] Por isso, [...] encontramos igrejas riquíssimas, como a igreja e o convento de São Francisco de Assis, (...) o frontão de linhas curvas é o elemento barroco mais caracterizador” (p. 197, grifos do autor).
“Já a fachada da igreja de Ordem Terceira de São Francisco, (...) mostra um trabalho caprichoso de escultura decorando a arquitetura. As figuras de santos, anjos, atlantes e motivos florais esculpidos em pedra, juntamente com os balcões