Como se Faz Uma Tese - Fichamento
A introdução do livro começa com a apresentação de um cenário acadêmico ideal, no qual os alunos pertenciam a uma elite. Somente aqueles que os pais possuíam um diploma podiam frequentar a faculdade. As classes tinham um número de alunos reduzidos, com o intuito de o professor dar completa atenção a eles. Além disso, os estudantes tinha tempo integral para realizar os estudos.
Esse cenário de antigamente não condiz com o atual. As universidades hoje são de massa, ou seja, os alunos vêm de várias origens e condições sociais. Alguns possuem a oportunidade de fazer intercâmbios, conhecer outros países e frequentar lugares que disseminam a cultura. Já muitos outros trabalham ao mesmo tempo em que estudam, são de origem humilde, encontram dificuldades para frequentar a faculdade, e que muitas vezes nem tiveram nem tiveram um ensino médio adequado nem sequer acesso a biblioteca. Portanto, são para esses alunos e os vestibulandos que o autor decidiu escrever o livro “Como se faz uma tese”.
O livro não visa ser um guia de como fazer pesquisa científica nem como o que deve ser exposto na tese (tema), mas sim como apresentar devidamente o trabalho perante a banca. Não é realizar um trabalho que seja acumulo de informação, porém de um conhecimento que foi adquirido a partir de um método e visão crítica. “Como se faz uma tese” é sobre teses no campo de ciências humanas, abordando tanto as de licenciatura quanto as de doutorado.
Capítulo 1
1.1
Uma tese é um trabalho escrito que contem aproximadamente 400 págias. O tema tratado é relacionado a(s) matéria(s) no curso, e geralmente apresentado na conclusão dos estudos. Em alguns países é obrigatório como na Itália. O trabalho é apresentado para uma banca de examinadores, que irá avaliar debater, levantar questões e dar nota a tese.
A formação universitária, aquela que nos instrui para o exercício da profissão, geralmente não requer uma tese, portanto dando o título de licenciatura. Já o PhD, é obtido pelo