A S Ndrome Burnout E A Queda Do Avi O
758 palavras
4 páginas
A síndrome burnout e a queda do avião - Uma visão assustadora da realidade dos aeronautas.Professora Kelly Amorim
A síndrome de esgotamento profissional, conhecida modernamente como síndrome burnout (do inglês to burn out, queimar por completo) é algo para se preocupar. Trata-se de doença descoberta nos anos 70 pelo psicanalista novaiorquino Freudenberger, muito discutida e comentada atualmente no mundo jurídico trabalhista.
Segundo o wikipédia “A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, a necessidade de se afirmar e o desejo de realização profissional se transformam em obstinação e compulsão; o paciente nesta busca sofre, além de problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão. É uma patologia que atinge membros da Segurança Pública, da Saúde Pública, setor bancário, Educação e Cartorários.”
Tal doença é o ápice do estresse profissional e geralmente acomete aqueles que trabalham com muita pressão, excesso de jornada, metas desproporcionais e exorbitantes, enfim, várias outras situações desgastantes no ambiente de trabalho.
Com o aeronauta não é diferente, regido pela Lei no 7.183, de 5 de abril de 1984, que conceitua em seu artigo 2º “Aeronauta é o profissional habilitado pelo Ministério da Aeronáutica, que exerce atividade a bordo de aeronave civil nacional, mediante contrato de trabalho”, tem uma jornada exaustiva, com horários diferenciados de voos decorrentes de escalas distintas, pressão por tamanha responsabilidade em transportar várias vidas e salários muitas vezes desproporcionais e injustos.
Sempre falo em sala de aula sobre o filme o voo, com o ator