Fichamento a luta pelo direito
"A LUTA PELO DIREITO"
O autor destaca a importância do direito na defesa da vida dos povos, do Estado, dos indivíduos e das classes, diz que o direito está ligado com a luta e a paz, a paz seria o termo do direito e a luta o meio de obtê-lo. Segundo Ihering, a defesa do direito é um dever do homem para com a sociedade.
Ressalta também que para cada direito houve uma luta, e menciona algumas delas, tais como: a abolição dos escravos, a liberdade da propriedade predial, da industria , descrenças, enfim , uma infinidade de direitos que demoraram anos ou séculos para serem finalmente reconhecidos.
Quando o direito é lesado ou negado a alguém, nasce uma questão: “se deve resistir ao adversário ou se deve ceder”. Dessa dúvida caso haja uma luta ela não seria resolvida pelo raciocínio, mas sim pelas forças nela envolvidas. “Qualquer que seja a solução, deverá fazer sempre um sacrifício; — ou sacrificará o direito à paz ou a paz ao direito.”, essa defesa seria feita proporcionalmente ao esforço praticado pelo povo para alcançar tal direito.
“A justiça, que sustenta em uma das mãos a balança em que pesa o direito, empunha na outra a espada que serve para fazê-lo valer.”
Para alguns o direito não seria nada mais nada menos do que uma balança, onde de um lado seriam colocadas as perdas e do outro os ganhos chegando então a um resultado. O que na realidade seria um pouco diferente, utilizando de exemplos o autor deixa claro que muitas vezes essa luta se dá, não pelo valor do bem infringido, “mas sim por um motivo ideal, a defesa da pessoa e do seu sentimento pelo direito."
Segundo o autor o direito possui dois sentidos, o objetivo que seriam as normas aplicadas pelo Estado que mantém a ordem legal da vida, e o sentido subjetivo, que é, por assim dizer, o precipitado da regra abstrata no direito concreto da pessoa.
Ele também contraria as ideias de Savigny e Puchta, que defendem que o direito surge sem a necessidade de luta, naturalmente, já que