A luta pelo direito Fichamento
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
NATAN ROMÃO DE SANTANA
FICHAMENTO: A luta pelo direito
Fichamento apresentado no curso de IED da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina introdução ao estudo ao direito no 1º período, sob a orientação do Professor Mestre Edson Pires da Fonseca
Paripiranga
Outubro de 2013
Lhering.Rudolf Von. A luta pelo direito. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.
RESUMO:
O autor diz que somos responsáveis por nossos direitos, Para ele, as leis não valem nada sem o homem ter o sentimento de justiça, e também não basta apenas querer justiça, precisa haver uma ação, nada vale existirem tantas doutrinas, códigos e tantos outros instrumentos jurídicos sem que os interessados (ou seja, os cidadãos) não conhecerem ou reclamarem por seus direitos
Credenciais do autor
Rudolf von Hering foi um jurista alemão. Ocupa ao lado de Friedrich Karl von Saigon lugar ímpar na história do direito alemão, e cuja obra influenciou diversas outras em todo o mundo ocidental. Cujo tem as obras: O espírito do direito romano nas várias fases do seu desenvolvimento, (4 Vol. 1852-1865) A finalidade do Direito, (2 Vol., 1877-1883).
PARECER POR CAPÍTULO:
Capítulo I
“A ideia do direito encerra uma antítese que se origina nesta ideia, da qual jamais se
Pode, absolutamente, separar: a luta e a paz; a paz é o termo do direito, a luta é o meio de obtê-lo.” (P.22)
“A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é o direito impotente; completam-se mutuamente: e, na realidade, o direito só reina quando a força dispendida pela justiça para empunhar a espada corresponde à habilidade que emprega em manejar a balança.” (P.23)
“O direito é como Saturno devorando seus próprios filhos; renovação alguma lhe é possível sem romper com o passado.” (P.25)
“(...) o direito deve estudar