Africanidade brasileira
CURSO DE GRADUAÇÃO E LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DEUSA REJANE ALVES DOS SANTOS DE MELO
ÉRICA PEREIRA
ÉRIKA SUYAN SANTOS SACRAMENTO
ROSANA DA COSTA DE OLIVEIRA ARAÚJO
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Camaçari - BA
ABRIL de 2012
UNIVERSIDADE SALVADOR - LAUREATE
CURSO DE GRADUAÇÃO E LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Deusa Rejane Alves dos Santos de Melo
Érica Pereira
Érika Suyan Santos Sacramento
Rosana da Costa de Oliveira Araújo
Atividade apresentada à Pesquisa e Prática Pedagógica, como a primeira atividade de avaliação do curso de Pedagogia da EAD UNIFACS. Professora Orientadora: Antônio Carlos de Almeida Gouveia Filho e Tutora virtual: Leila Lima Moreira
Camaçari - BA
Abril de 2012
AÇÃO EXTENSIONISTA EM EDUCAÇÃO
TEMA: Africanidade Brasileira
PÚBLICO ALVO: Crianças entre 7 e 10 anos
OBJETIVOS:
Reconhecer o valor da cultura negra
Superar o preconceito e combater atitudes discriminatórias
JUSTIFICATIVA
A Ação Extensionista “Africanidade Brasileira” tem por objetivo trabalhar a diversidade cultural, prevista pela Lei 10.639/03, resgatando a influência negra e as contribuições dos negros em nossa sociedade como forma de reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil.
METODOLOGIA
Na Ação Extensionista “Africanidade Brasileira” será montada uma oficina em que será trabalhado a cultura negra através de contação de histórias, pinturas, penteados com tranças, confecções de colares africanos, vocabulário e apresentação de capoeira.
A oficina terá abertura com contação do conto africano “As tranças de Bintou”, que retrata a história de uma menina que sonhava em ter tranças como as mulheres de sua aldeia. A contação dessa história tem como objetivo trabalhar a pluralidade cultural e a beleza africana. Será contada também a história “Menina bonita do laço de fita” que retrata a valorização da cor negra.