Fichamento Da Luta Pelo Direito
Jessica Garcia Lopes 96455
Profº Marcos Peroto - Teoria Geral do Direito
Fichamento
A LUTA PELO DIREITO Rodolf Von Ihering
Desde o primeiro capitulo o autor ressalta a importancia de lutar pelo seu direito, comportando a cada um a obrigação de lutar contra a injustiça. Tendo em vista que o direito foi criado a este fim. De obter justiça, por isso é imprescindível lutar para que seu direito de ter direito seja cumprido. O autor é firme ao expressar que não devemos ser omissos quando alguem viola nossos direitos, pois em uma ordem pratica se deixarmos, e nos acomodarmos com as violações, mesmos que pequenas, aquele que as violou não se sentirá desestimulado, porém ao tomarmos uma atitude, ele pensara duas vezes ao tentar violar nosso novamente. E pela ordem moral, isso é o correto, o ético a ser feito, procurar justiça, exigir seu direito.
Primeiro capitulo;
"(...)trata-se aqui da luta do direito contra a injustiça. Se, neste caso, o direito não lutasse, isto é, se não resistisse vigorosamente contra ela, renegar-se-ia a si mesmo./ A luta não é, pois, um elemento estranho ao direito, mas sim uma parte integrante de sua natureza e uma condição de sua idéia."
Segundo capitulo;
"Uma voz interior lhe brada que não lhe é permitido retirar-se da luta, que não é só o objeto que não tem valor algum, mas sim a sua personalidade, seu sentimento pelo direito e a estima que ele deve a si mesmo, que estão em jogo; em uma palavra, a demanda é antes uma questão de interesse que uma questão de caráter./Resistir à injustiça é um dever do indivíduo para consigo mesmo, porque é um preceito da existência moral; — é um dever para com a sociedade, porque esta resistência não pode ser coroada com o triunfo, senão quando for geral."
Terceiro capitulo;
"A conservação da existência é a suprema lei da criação animada, por quanto ela se manifesta instintivamente em todas as criaturas; porém a vida material não