Fichamento a luta pelo direito
“O fim do direito é a paz” (p. 27).
“A dor que a ofensa ao direito provoca no homem encerra em seu íntimo a confissão forçada, mas intuitiva, do que representa o direito; em primeiro lugar, do que representa para o indivíduo, mas também do que representa para a sociedade humana.” (p. 55).
2. CARACTERÍSTICAS DO DIREITO
“O direito, no sentido objetivo, compreende os princípios jurídicos manipulados pelo Estado, ou seja, o ordenamento legal da vida. O direito, no sentido subjetivo, representa a atuação concreta da norma abstrata, de que resulta uma faculdade específica de determinada pessoa.” (p. 29).
“Não podemos deixar de reconhecer que, tal qual a língua, também o direito realiza uma evolução involuntária e inconsciente, ou, para usar a expressão tradicional, uma evolução orgânica, que se processa de dentro para fora.” (p. 30).
“Sempre que o arbítrio e a ilegalidade possam erguer a cabeça sem rebuços nem constrangimento, teremos um indício seguro de que aqueles a quem incumbe a defesa do direito omitiram-se no cumprimento do dever.” (p. 60).
“não é estética, mas ética que há de nos revelar se alguma coisa condiz com a essência do direito ou com ela entra em conflito. E a ética, longe de condenar a luta pelo direito, aponta-a como um direito dos indivíduos e dos povos, sempre que se achem presentes as condições expostas nesse trabalho” (p. 94).
MEIOS DE ALCANÇAR A PACIFICAÇÃO SOCIAL
“A luta pelo direito subjetivo é um dever do titular para consigo mesmo.” (p. 41.).
“Todos os direitos da humanidade foram conquistados pela luta; seus princípios mais importantes tiveram de enfrentar os ataques daqueles que a eles se opunham; todo e qualquer direito, seja o direito de um povo, seja o direito do indivíduo, só se afirma por uma disposição ininterrupta para a luta. O direito não é uma simples ideia, é uma força viva.” (p. 27).
“A paz sem luta e o gozo sem trabalho pertencem aos tempos do paraíso; na história, esses