Resumo UML
A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária. Não é uma metodologia de desenvolvimento!
Diagramas da UML o Diagramas estruturais o Diagrama de objetos o Diagrama de classes o Diagrama de componentes o Diagrama de instalação o Diagrama de pacotes o Diagrama de estrutura o Diagramas comportamentais o Diagrama de caso de uso o Diagrama de transição de estados o Diagrama de atividade o Diagramas de interação o Diagrama de sequência o Diagrama de interatividade o Diagrama de colaboração o Diagrama de tempo
Diagrama de Classe
O diagrama de classes representa a estrutura do sistema, recorrendo ao conceito de classe e suas relações. O modelo de classes resulta de um processo de abstração onde são identificados os objetos relevantes do sistema em estudo. Um objeto é uma ocorrência que tem interesse para o sistema em estudo e que se pretende descrever no seu ambiente, contendo identidade e comportamento. O comportamento de um objeto define o modo como ele age e reage a estímulos externos e a identidade de um objeto é um atributo que o distingue de todos os demais, sendo preservada quando o seu estado muda. Um objeto não é mais do que uma instância da classe.
Perspectivas
Um diagrama de classes pode oferecer três perspectivas, cada uma para um tipo de observador diferente. São elas: o Conceitual (exemplo) o Representa os conceitos do domínio em estudo. o Perspectiva destinada ao cliente. o Especificação (exemplo) o Tem foco nas principais interfaces da arquitetura, nos principais métodos, e não como eles irão ser implementados. o Perspectiva destinada as pessoas que não precisam saber detalhes de desenvolvimento, tais como gerentes de projeto.
· Implementação - a mais utilizada de todas (exemplo) o Aborda vários detalhes de implementação, tais como navegabilidade, tipo dos atributos, etc. o Perspectiva destinada ao time de desenvolvimento. Diagrama de Caso de Uso
O Diagrama