resumo UML
A Unified Modelling Language ou Linguagem de Modelagem Unificada (UML) é uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas computacionais por meio do paradigma de Orientação a Objetos. Não é uma linguagem de programação, mas sim uma linguagem gráfica de modelagem podendo visualizar, especificar, construir, documentar e comunicar artefatos de sistemas complexos, tendo por objetivo auxiliar os engenheiros e cientistas de software a definir as características do software e até mesmo as necessidades físicas em relação ao equipamento em que o sistema será implementado.
ORIGEM
A UML teve sua origem nos anos 90 a partir de três metodologias:
Primeiramente, a de Grandy Booch, que definiu a noção de que um sistema é analisado a partir de um número de visões, onde cada visão é descrita por um número de modelos e diagramas. O Método de Booch trazia uma simbologia complexa de ser desenhada a mão, continha também o processo pelo qual sistemas são analisados por macro e micro visões.
Também a de James Rumbaugh, chamada OMT (Object Modeling Technique) ou técnica de modelagem de Objetos é um método desenvolvido pela GE (General Electric) onde James Rumbaugh trabalhava. O método é especialmente voltado para o teste dos modelos, baseado nas especificações da análise de requisitos do sistema.
Por ultimo a de Ivar Jacobson, chamado de método de OOSE (Object Oriented Software Engineering) é a visão de Jacobson de um método orientado a objeto. O método é baseado na utilização de use-cases, que definem os requisitos iniciais do sistema, vistos por um ator externo.
Esses "três amigos" diante destes conceitos decidiram criar a UML tendo o objetivo a modelagem de sistemas não apenas de software, usando conceitos da Orientação a Objetos, estabelecendo uma união fazendo com que métodos conceituais sejam também executáveis e a criação de uma linguagem de modelagem utilizável tanto pelo homem quanto pela máquina.
HISTÓRICO
No início da utilização do