Resumo
MARKETING ESPORTIVO: POR QUE OS PRINCIPAIS CLUBES DE FUTEBOL DO PAÍS POSSUEM POUCOS SÓCIOS.
PALUDO, Antônio.
Introdução: Marketing é um processo muito amplo que teve sua base no conceito de troca. A troca é a oferta de um produto com o recebimento de um benefício, que pode ser outro produto, um serviço ou uma benfeitoria. Ele surgiu a partir das necessidades dos indivíduos e das organizações.
Problema: Existem diversos clubes profissionais no país, que arrastam milhares de pessoas aos estádios. Só que a paixão dos torcedores nem sempre é revertida em recursos financeiros para os clubes. Além do ingresso pago ao assistir os jogos, os torcedores ainda têm a possibilidade de contribuir com o clube, associando-se a ele e pagando em dia a mensalidade, mensalidade essa que injeta recursos no caixa do clube.
Objetivo geral: Analisar a sistemática adotada pelos principais clubes de futebol do país para atraírem e manterem seus sócios com a mensalidade em dia.
Objetivos específicos:
Realizar um levantamento real do número de sócios que os principais clubes brasileiros possuem;
Pesquisar os motivos que levam uma pessoa a associar-se;
Sugerir estratégias para captação de novos sócios para o clube Grêmio Futebol Porto Alegrense.
Hipóteses:
O número correto de sócios com a mensalidade em dia, informado pelos veículos de comunicação, está de acordo com a realidade;
A renda dos torcedores permite investir no clube do coração;
O valor da mensalidade cobrada pelos clubes é considerado elevado para os padrões brasileiros;
Os torcedores não veem nenhum ou poucos benefícios em função de estarem associados a um clube, principalmente aqueles que vivem em municípios distantes do clube para que torcem.
Método: estudo de caso quantitativo, com análise qualitativa.
Referências: COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.