projeto microprocessadores - semaforo
Grupo 12
Eliezer Alcides Fontoura R.A.: 200810431
Nikolai Vidal Trigo Maschio R.A.: 201013511
Roberta Bertequini R.A.: 201011431
Objetivos: Através dos conhecimentos adquiridos na disciplina Microprocessadores I, implementar um semáforo que aprimore a circulação de veículos em um cruzamento.
O projeto visa principalmente o aprendizado prático do funcionamento do processador Intel 8085.
Na sociedade atual, deparamo-nos com um enorme crescimento no número de veículos, e as consequências disto são os congestionamentos e os acidentes. Para que haja o controle de tais situações, vê se necessária a inserção de semáforos para controle de fluxo de veículos e pedestres.
O primeiro semáforo de que se tem notícia, data de
1868. Foi instalado em Londres com luzes a gás para ser visto à noite. Ele tinha dois braços, movimentados por policiais: quando estavam na horizontal, indicavam que os veículos parassem; em
45 graus, eles deveriam seguir. Durou menos de um mês porque explodiu, ferindo o policial que o manejava.
Pouco depois, em Berlim, na Alemanha, foram construídas torres no meio de cruzamentos com cabines onde policiais ficavam sentados trocando as luzes o dia todo. Esse tipo de torre, que sofreu variações ao longo das décadas, foi bastante usada em Nova York a partir de 1916.
Hoje são os semaforos são programados de diversas formas. A mais comum e á chamada onda verde.
Essa programação tem como objetivo manter o carro na velocidade da via, assim ele passaria todos os semáforos sem parar em nenhum. O grande problema é no horários de picos, onde têm-se os congestionamentos, assim a via torna-se mais lenta que a velocidade estimada e a onda verde se torna falha.
No nosso projeto pensou-se em um cruzamento de vias no horário da madrugada onde o fluxo de carros é menor, e há risco de carros ou pedestres ficarem