ofidios
ofídios
Os ofídios , também chamados de serpentes são répteis poiquilotérmicos ou pecilotérmicos ( sangue frio), sem patas e que pertencem a subordem Ophidia. São bastante próximos dos lagartos. A atração pelas serpentes é chamada de ofidiofila e a repulsão ofidiofobia, e os estudos dos répteis chama-se hepetologia.
As serpentes estão profundamente relacionadas a lagartos varanoides embora não haja identificação mais clara sobre qual seria o grupo mais relacionado evolutivamente , onde esses grupos são : Lantanotidae e Mossassauridae. BIOLOGIA
Esqueleto o esqueleto da maioria das serpentes consistem em crânio , maxilares, coluna vertebral e costela. ''A coluna vertebral possui aproximadamente entre 200 e 400 (ou mais) vértebras. Destas, em torno de 20% (às vezes menos) são da cauda e não possuem costelas. Já as vértebras do corpo possuem, cada uma, duas costelas articuladas a elas. As vértebras também possuem projeções às quais se fixam os fortes músculos que as serpentes usam para se locomover.''
Pele
A pele das cobras é coberta por escamas que podem ser lisas ou granulares. As pálpebras são escamas transparentes que estão sempre fechadas e a mudam em um processo chamado ecdise ou muda.
O sentido
Apesar da visão não ser muito notada, não impede a detecção do movimento. Além dos olhos, algumas serpentes têm receptores infravermelhos que permite sentir o calor emitido pelos corpos, o que é útil em lugares com pouca luminosidade. Sua audição consegue detectar vibrações.
Órgãos Internos
O pulmão esquerdo é pequeno ou até mesmo