répteis
Os répteis surgiram há aproximadamente 300 milhões de anos, na Era Paleozoica, quando os vertebrados terrestres que dominavam a Terras eram os anfíbios, surgidos a cerca de 50 milhões de anos antes. Essa época ficou conhecida com “Idade dos Anfíbios”
Com o surgimento dos répteis que apresentam adaptações a vida no ambiente terrestre, os anfíbios passaram a sofrer com a competição e chegaram a quase ser extintos ao longo dos ano, dando espaço para a “Idade dos Répteis”, calculada entre 208 e 144 milhões de anos, já na Era Mesozoica
No início da Era Mazoica, há cerca de 210 milhões de anos surgiram os dinossauros, que passaram a dominar o ambiente terresre, sendo os répteis mais numerosos naquela época. Os dinossauros coexistiram com tartarugas e répteis crocodilianos. Os dinossauros, no entanto, foram extintos há aproximadamente 65 milhões de anos, depois de dominarem a fauna do planeta durante cerca de 180 milhões de anos.
A extinção dos dinossauros não está devidamente explicada, mas uma hipótese bem aceita é a da queda de um meteorito gigante sobre a Terra, provocando uma imensa nuvem que impediu por longo tempo a chegada dos raios solares, responsáveis pelo aquecimento da superfície do planeta e da atmosfera. A vida deve ter se tornado difícil para os seres vivos em geral, mas os animais de grande porte, como os dinossauros, devem ter sofrido mais, pela dificuldade de obtenção de alimento e de energia, esta última ainda mais problemática para os animais ectotérmicos, como os dinossauros. Ainda restam dúvidas, no entanto, se os dinossauros de grande porte eram mesmo ectotérmicos ou serem endotérmicos.
Os dinossauros eram répteis de vários tamanhos – havia desde os de menos de um metro de comprimento até os gigantescos, com quase 30m. Na era dos dinossauros havia também répteis adaptados a vida no mar, como os ictiossauros, e outros possuíam características que lhes permitiam realizar voos planados,