Enfermagem
Ofídios
Os ofídios conhecidos também como cobras ou serpentes, são animais vertebrados e ao lado dos lagartos, jacarés e tartarugas compõem o grupo dos répteis. No mundo, são conhecidas atualmente cerca de 2.900 espécies de serpentes, distribuídas entre 465 gêneros e 20 famílias. No Brasil há representantes de 9 famílias, 75 gêneros e 321 espécies, aproximadamente 10% do total de espécies.
Acesse o site e saiba mais: www.butantan.gov.br Equipe de Trabalho:
Catarina Martins
Danielle Martins
Ellen Amorim
Jonas Melo
Laís Lima
Marcella Rufeil
Mayara Dantas
Paulo Moura
Rachel Castro
Seminário de Parasitologia
Tema: Ofídios
[pic]
Local: UFPA/ICB(Instituto de Ciências Biológicas)
Belém/PA 2013 Os principais ofídios peçonhentos do Brasil são distribuídos em três gêneros:
· Botrópico: São as jararacas, a picada dessas cobras causa fortes dores no local, inchaço, vermelhidão ou arroxeamento e aparecimento de bolhas. O sangue torna-se de difícil coagulação e pode-se observar hemorragia no local da picada, bem como na gengiva.
· Crotalus: São as cascavéis, com seu guizo ou chocalho típico, quando acidentado quase não se vê o sinal da picada, e também há pouco inchaço no local. Algumas horas após o acidente se observa a dificuldade que o paciente tem de abrir os olhos, acompanhada de visão "dupla" (vê os objetos duplicados), outro sinal é o escurecimento da urina, após 6 e 12 horas da picada.
· Elapídico: Pertence á família Elapidae pertence o gênero Micrurus que é das serpentes corais venenosas, quando acidentado pequena reação no local da picada. Poucas horas após, ocorre a "visão dupla", associada à queda das pálpebras, outro sinal é a