identificação de misturas homogeneas e heterogeneas
Neste relatório, está descrito o procedimento experimental de caracterização e identificação de misturas homogêneas e heterogêneas quanto ao numero de fases e de componentes. Também descreve os procedimentos experimentais de separação por decantação, destilação simples e destilação fracionada.
OBJETIVO
Separar e identificar os constituintes de uma mistura homogênea e heterogênea.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A maioria das substâncias produzidas por reações químicas ou extraídas da natureza se encontra em algum tipo de mistura. Seja em solução homogênea ou heterogênea. Nesse contexto, o grande desafio da indústria, seja ela química, alimentícia ou farmacêutica, é encontrar um meio de identificar e separar as substancia a fim de obter o produto desejado.
A escolha do melhor método de separação a ser aplicado nas misturas, exige conhecimento de algumas das propriedades das substâncias em questão, como densidade, estado físico, volume, solubilidade, interação magnética, etc. Os métodos para que isso se concretize são muitos: filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros.
É necessário também, ter o conhecimento de alguns conceitos:
- Sistemas homogêneos: é uma mistura onde as substancias componentes não podem ser identificadas. As substâncias, ao sofrerem dissolução, produzem apenas uma fase (porção com aspecto uniformemente visível).
- Sistemas heterogêneos: Uma mistura é chamada de heterogênea quando a união de dois ou mais componentes apresenta duas ou mais fases. Um dos motivos para as substâncias não se misturarem e formarem a mistura heterogênea, é a polaridade das moléculas. Polaridade é um fenômeno eletrônico que ocorre devido a diferença de eletronegatividade das ligações químicas dos compostos.
-