SEITENFUS, Ricardo. As características das relações internacionais In: Relações Internacionais. Editora Manole, 2004. Págs. 1-66.
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DISCENTE: RA:
DOCENTE:
DISCIPLINA: Introdução às Relações Internacionais
CURSO: Relações Internacionais - 1º ano (Noturno)
Resumo: SEITENFUS, Ricardo. As características das relações internacionais In: Relações Internacionais. Editora Manole, 2004. Págs. 1-66.
A. A natureza das Relações Internacionais
A partir do primeiro tópico a ser discutido, vemos que o campo das Relações Internacionais é extremamente denso e amplo. Dentro dele, vemos que sua função é fazer com que sujeitos, sejam eles privados ou públicos, individuais ou coletivos, se relacionem entre si, para que possam intercambiar as mais diversas possibilidades de produtos, serviços, outros.
Atualmente, vemos que o Estado se interessa por temas mais globais, o que antigamente não ocorria. Entre outros temas, vemos que as trocas comerciais e recursos financeiros são de grande importância atualmente. Contudo, a preocupação com os direitos humanos, meio ambiente e a cooperação técnica internacional também tomam frente nos debates globais.
B. Conceitos e Teorias sobre as Relações Internacionais “O entorno imediato do pesquisador lhe concede uma percepção localista, sobretudo quando este aborda a inserção internacional do seu Estado.” (Pág. 5) Com isso, vemos que um grave problema rodeia os estudos internacionalistas, entre eles o nacionalismo e localismo do analista de RI. Outro exemplo, seria a dificuldade de se pesquisar temas de RI nos países em desenvolvimento, devido ao monopólio do Estado na criação do conhecimento das RI. Isso faz com que as teorias e análises nortistas sejam mais reconhecidas e em número maior. No centro das RI, vemos a conquista, ocupação e colonização como atores que moldaram o Direito Internacional atual. A segurança e independência do território são estritamente relacionados a ele mesmo. Atualmente vê-se que as representações