RESENHA DO TEXTO DE ILMAR ROHLOFF DE MATOS: “Mas não somente assim!”
DO TEXTO DE ILMAR ROHLOFF DE MATOS: “Mas não somente assim!”
No artigo de Ilmar Rohloff matos, é trabalhada a necessidade de conhecimento e leitura da historia, tornando o professor não apenas reprodutor do livro didático e dos fatos históricos. O autor da a sua opinião a partir de uma serie de monografias de conclusão de curso, no qual é observada a falta de leitura da historiografia pra então dar aulas.
É importante que o professor tenha conhecimento apurado dos textos historiográficos, são esses textos que vão auxilia-lo a desenvolver aulas de maneira clara e objetiva. É a partir dai que o professor deixa de apenas reproduzir o que está no livro didático e passa a produzir conhecimento e repassa-lo aos alunos. Ilmar da o exemplo de como “contar historia e dar aula de historia” através de Capistrano de Abreu, professor que não possui formação acadêmica de historiador, no entanto ministrava aulas de historia do Brasil de maneira perfeita por ter conhecimento e leitura de textos e fontes que remontavam o período.
Assim não apenas reprodutor de ideias de outros autores sem fazer uma analise critica do texto, mas sim formulando suas próprias ideias e conclusões. Segundo Ilmar, a necessidade de conhecimento de metodologias de pesquisa e leitura faz com que o historiador saia do simples papel de contador de historia e sim produza textos de historias para sua aula. Desta forma suas aulas acabam trazendo algo de produtivo a vida dos alunos. Assim, junto com a prática da sala de aula, junto ao conhecimento historiográfico o professor pode ser muito mais produtivo e ensinar de forma muito melhor seus alunos.