RESENHA CRITICA HISTORIA DAS COISAS
Esse vídeo mostra as fases do ciclo da criação e utilização de meterias e de consumo e tratamento do lixo. Sendo tudo um sistema vicioso e falido, porque o bem que se dizem produzir, volta como um mal destrutivo e sem proveitos.
Em todas as etapas ele compara com a vida real, mas a vida acontece em uma sociedade que tem culturas, e que em todo ambiente do sistema da vida se depara com os limites. Entretanto umas das coisas mais importante deste sistema são as pessoas, que vivem e trabalham nesse sistema, outro fator importante é que “quem não consome não tem valor”.
Depois que os produtos são criados, logo se faz a sua distribuição para o mercado, que vendem o produto o mais rápido possível com preços baixos e qualidade limitada.
A mídia é um personagem importantíssimo nesse sistema, porque ela nos manipula a consumir, nos tornamos uma sociedade de consumista. Mas o incrível é que a maioria das coisas que usamos ou transformamos vira lixo em tão pouco tempo. Isto porque um dos objetivos da indústria é o descartável, ou seja, usou jogou fora. O que muitas vezes jogamos fora o que ainda é útil.
O filme mostra quanto o processo industrial afeta o desenvolvimento sustentável, que se trata de usar meios que preservem todo o ambiente para um futuro proveitoso. Observamos que não há nada de mal que se faça que não tenha seu retorno, como exemplo o planeta Terra. Com todos os gases sendo lançados ao ar, a atmosfera absorvendo-os e tendo reações químicas, altera toda a sua naturalidade. E foi exatamente esse ciclo industrial que o filme usou como foco para tamanha destruição.
Basta notarmos como as alterações do clima estão acontecendo de forma constante e assustador, fenômenos nunca vistos antes se alastrando mundo a fora. Furacões, excesso de calor, chuvas fora de época refletindo um caos.