fichamento A História da Arte de Gombrich
História, Teoria e Crítica da Arte
Professor: Ricardo Ayres
Aluno: Louize Bueno N°: 80118
Junho, 2014.
Relação da obra com a introdução “A História da Arte de Gombrich”:
Saint Mary Magdalene - Guido Reni (1635)
A pintura com temática religiosa, fortemente influenciada pelo catolicismo do período, foi pintada em meados do século XVI e possui um padrão de beleza barroca e um ar enigmático, pois primeiramente, com olhar mais leigo não se tem identificado em sua expressão facial um sentimento exato, apenas um ar de mistério que deixa à imaginação do expectador confusa.
Com uma observação mais apurada, vemos a obra Santa Maria Madalena (1635) e assim como Cristo coroado com espinhos (1639) do mesmo pintor, esta com o rosto voltado para cima, retratando de forma realista e dramática a sua aceitação perante a penitencia imposta. Como observado no Texto 1, do Gombrich, a expressão das figuras dos quadros nos leva a gostar ou não, pois a problemática da beleza está no identificável, pois o pintor Guido Reni propôs pintar com ideia de que o expectador ao aprecia-la identifique a agonia da penitencia em seu rosto. Observa-se Maria Madalena com sua mão em seu peito, como se o mesmo estivesse apertado por uma angústia e com a cabeça e olhos para o céu, em uma conversa com Deus fazendo um apelo para acalmar sua angustia glorificado a situação. Fazendo com que o próprio espectador se identifique com a personagem.
Entendendo o realismo das expressões menos obvias se tem uma beleza mais lírica de Madalena e é que cativa o espectador, pois como é uma obra com uma linguagem mais decorativa e menos sofrível, se torna mais acessível à apreciação.