Fichamento Historia da Arte Gombrich
1º Semestre Curso de Artes Visuais
FICHAMENTO
A Historia da Arte – E. H. Gombrich
Prof. Priscila Lolata – Historia da Arte I
Cachoeira – BA
2014
GOMBRICH, E. H. Estranhos começos: povos pré-históricos e primitivos; América Antiga. In: ______. A História da arte. PDF [ http://goo.gl/I9fE6E ] Cap. 1, p. 14-23.
Considerando que a arte surge em função da construção de templos e casas e da criação de ídolos e imagens de caráter magico, o culto ao belo foge a ideia inicial de arte. Se avaliarmos o principio da arte, esses trabalhos exercem uma função especifica, sendo essa, mais importante que sua forma. É difícil analisa-lo sem considerar seu uso pratico ou ritual. Primitivamente o uso pratico e ritual da arte chegam a se fundir, conferindo caráter magico aos objetos.
Temos ainda hoje um forte vinculo e crença no poder da imagem, Gombrich sugere um exercício que comprova isso facilmente.
“Suponha-se que recortamos um retrato do nosso campeão favorito no jornal de hoje: sentiríamos prazer em apanhar uma agulha e picotar-lhe os olhos? Isso nos seria tão indiferente quanto se os furos tivessem sido feitos em qualquer outra parte do jornal? Penso que não. Embora eu saiba, com os meus pensamentos despertos, que o que eu fizer ao seu retrato não fará diferença alguma ao meu amigo ou herói, sinto, não obstante, uma vaga relutância em causar danos à sua imagem.” (pg,15 pdf)
O processo de criação da imagem para povos primitivos, sugere uma forma de dominio ou adoração da figura retratada. A dominação pode ser observada nas pinturas rupestres, onde a figura do animal a ser subjugado, é retratada como forma de antever o resultado da caça. Também entre algumas tribos esse uso aparece através de bonecos e estatuas usadas para rituais magia. Em outro contexto a arte aparece como forma de adoração e aproximação a divindades ou seres misticos.
“Entre esses primitivos não há