Morfema
Morfema é a menor partícula com significado existente de uma palavra, e que se reunida a um radical lhe confere um sentido diferente do anterior. Os morfemas podem ser classificados em dois grupos: Morfemas Gramaticais e Morfemas Lexicais.
Os morfemas gramaticais são aqueles que possuem um significado interno à sua estrutura, são os afixos, preposições, artigos, conjunções e indicam gênero, número e tempo verbal da palavra. Por exemplo: Correr, Corrida, Corrimão. O morfema lexical Cor é invariável enquanto os morfemas gramaticais variam continuamente.
Os morfemas lexicais são aqueles aos quais recorrem todas as derivações da palavra. Por exemplo: Correr, Corrida, Corrimão. O morfema lexical destes vocábulos é Cor.
Tipos
Ainda podemos classificar os morfemas de uma palavra em seis tipos, são: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática. Vejamos cada um deles mais a fundo.
Desinência – A função da desinência é designar as variações de número, tempo e modo para verbos e para nomes as variações de número e gênero.
Nominais: indicam as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) dos nomes. alun-o aluno-s alun-a aluna-s
Observação: só podemos falar em desinências nominais de gêneros e de números em palavras que admitem tais flexões, como nos exemplos acima. Em palavras como mesa, tribo, telefonema, por exemplo, não temos desinência nominal de gênero. Já em pires, lápis, ônibus não temos desinência nominal de número.
Verbais: indicam as flexões de número e pessoa e de modo e tempo dos verbos. compr-o compra-s compra-mos compra-is compra-m compra-va compra-va-s A desinência "-o", presente em "am-o", é uma desinência número-pessoal, pois indica que o verbo está na primeira pessoa do singular; "-va", de "ama-va", é desinência modo-temporal: caracteriza uma forma verbal do pretérito imperfeito do indicativo, na 1ª conjugação.
Radical – Radical é a parte que se repete em quase todas